Publicidade
UOL BIBLIOTECA
Enciclopédias, livros, guias e arquivos de jornais e revistas para consulta online

Prefácio de C.G. Jung | Prefácio à Edição Bra sileira | Prefácio à Primeira Edição | Introdução
Livro Primeiro: O Texto | Livro Segundo: O Material | Livro Terceiro: Os Comentários
Ajuda | Tabela dos hexagramas | Jogar o I Ching | Página Inicial


 08.



PI
MANTER-SE UNIDO (SOLIDARIEDADE)

 trigramas nucleares



KEN
   



K'UN

 livro terceiro:

jogar outra vez








leia também
comentário do livro
primeiro sobre este
hexagrama
nota do autor | julgamento | imagem | linhas móveis

nota do autor  
O governante do hexagrama é o nove na quinta posição, pois a estrutura do hexagrama contém apenas uma linha Yang, ocupando o lugar de honra e unindo todas as linhas Yin, situadas acima e abaixo.

seqüência  ;
Há, certamente, entre as massas uma razão para se unirem. Por isso, a seguir vem o hexagrama: MANTER-SE UNIDO. Ser solidário significa unir-se.

coletânea das indicações 
 MANTER-SE UNIDO é algo alegre.

julg amento 
 MANTER-SE UNIDO traz boa fortuna.
Indague ao oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e perseverança; então não há culpa.
Os inseguros gradualmente se aproximam.
Aquele que chega tarde demais encontra o infortúnio.

comentário sobre a decisão 
 "MANTER-SE UNIDO traz boa fortuna." Manter-se unido significa ajuda mútua. Os subordinados são dedicados e obedientes.
Este hexagrama é o inverso do anterior. Enquanto lá o ponto de convergência é o general, o nove na segunda posição, aqui é o príncipe, forte, central e correto, o nove na quinta posição. Todas as demais linhas são maleáveis, por isso a relação de complementação e ajuda. As linhas maleáveis são os subordinados que obedecem. Assim explica-se o nome do hexagrama através de sua estrutura.

 "Indague ao oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e perseverança; então não há culpa", como conseqüência da firmeza e da posição central. "Os inseguros gradualmente se aproximam" denota uma correspondência entre o de cima e o de baixo. "Aquele que chega tarde demais encontra o infortúnio." Seu caminho acabou.
A linha com a qual tudo se relaciona é o príncipe na quinta posição. As linhas maleáveis abaixo lhe correspondem. Essas cinco linhas mantêm-se unidas umas com as outras. Com isso elas alcançam o poder, o que é uma coisa alegre. Aquele que se mantém isolado e não participa dessa união é o seis superior; ele insiste em seguir seu próprio caminho, mas isso não o conduz a nada. O hexagrama Pi, MANTER-SE UNIDO, assim como Ts´ui, a REUNIÃO (45), tem abaixo o trigrama K´un; mas aqui o trigrama superior é K´an, água, e lá é Tui, lago. O significado de ambos os hexagramas não é muito diferente. Aqui "a condição sublime, a duração e a perseverança" aplicam-se a todo o hexagrama, enquanto que em Ts´ui referem-se apenas à quinta posição. No hexagrama Mêng, INSENSATEZ JUVENIL, há uma referência ao "primeiro oráculo", e o comentário o relaciona à linha firme e central. Lá o trigrama K´an, que significa sabedoria, escuridão e oráculo, está abaixo e a linha firme aparece no primeiro trigrama. Aqui diz-se o seguinte: "indague ao oráculo mais uma vez". A explicação do comentário tem novamente a linha firme e central como base. Porém, aqui, K´an está acima e, portanto, a linha firme aparece no segundo trigrama, isto é, no trigrama superior.


imag em 
 Sobre a terra há água:
a imagem do MANTER-SE UNIDO.
Assim os reis da antigüidade concediam direitos feudais sobre os diferentes estados e mantinham relações amistosas com os senhores feudais.

A água sobre a terra a ela se mantém unida. Deste fato se deduz uma dupla lição: assim como a água penetra e umedece a terra, assim também devem ser distribuídos os feudos: a partir de cima. Do mesmo modo que as águas fluem sobre a terra convergindo, a organização social deve também procurar a união.








linha móvel na osicaoextenso[1] posição 
 Seis na primeira posição:
a) Mantenha-se solidário a ele com sinceridade e lealdade.
Não há culpa nisso.
A verdade é como um cântaro de barro cheio.
Assim, ao final, a boa fortuna vem de fora.
b) O seis ao início do MANTER-SE UNIDO encontra a
boa fortuna proveniente de outro lugar.

Essa linha está bem abaixo e é fraca, sem relação direta com o governante do hexagrama. Mas como sua atitude ao manter-se unido é sincera (a linha está abaixo no trigrama K´un, cujo atributo é a devoção), alcançará aquilo que almeja, de modo inesperado a partir do exterior. O símbolo da terra é o cântaro, utensílio que serve para acolher as bênçãos que vêm de cima.

linha móvel na osicaoextenso[2] posição 
 Seis na segunda posição:
a) Mantenha-se unido a ele interiormente.
A perseverança traz boa fortuna.
b) "Mantenha-se unido a ele interiormente."
Não se perca a si mesmo.

Essa linha maleável do trigrama interno corresponde ao governante do hexagrama e sugere a idéia de "manter-se unido no interior". Mas justamente por revelar uma afinidade interna e ser, portanto, inevitável, esse "manter-se unido" não necessita de manobras externas indignas.

linha móvel na osicaoextenso[3] posição 
 Seis na terceira posição:
a) Você une-se às pessoas erradas.
b) "Você une-se às pessoas erradas."
Isso não será prejudicial?

Este linha é fraca e está numa posição de transição, ou seja, é inquieta, não é central, nem correta. As linhas abaixo e acima dela, assim como o seis na última posição com o qual está relacionada 35, são todas linhas obscuras. Aqui elas significam pessoas maléficas.

linha móvel na osicaoextenso[4] posição 
 Seis na quarta posição:
a) Mantenha-se unido a ele também exteriormente.
A perseverança traz boa fortuna.
b) Mantenha-se unido também exteriormente a pessoas
de valor, para deste modo seguir àquele que está acima.

A linha firme na quinta posição é um governante digno, e a quarta linha, maleável, representa o ministro. O ministro pode se permitir exteriorizar sua lealdade a seu valoroso governante. Essa situação difere do seis na segunda posição, que significa um funcionário ainda sem um cargo. Enquanto este deve ser discreto para não comprometer sua dignidade, o ministro pode, com segurança, mostrar sua adesão, uma vez que possui um sólido vínculo oficial. Como esta linha não é atraída pelo seis inicial, pode seguir o seu superior sem as restrições que decorreriam de uma divisão interna.

linha móvel na osicaoextenso[5] posição 
 Nove na quinta posição:
a) Manifestação de solidariedade.
Durante a caçada, o rei usa batedores somente em três lados
e renuncia à caça que foge pela frente.
Os cidadãos não precisam ser advertidos.
Boa fortuna.
b) A boa fortuna resultante da "manifestação de solidariedade"
é inerente à sua posição correta e central.
Descartar os que lhe resistem e aceitar os que vêm a ele:
eis o sentido de "renúncia à caça que foge pela frente".
"Os cidadãos de "renúncia ser advertidos",
pois aquele que está acima os centraliza.

Esta é a imagem do dirigente em torno do qual os seguidores se reúnem, movidos por sua natureza interior. Ele apenas torna manifesto aquilo que é inerente a cada indivíduo. A espontaneidade desta solidariedade está representada pela imagem de uma caçada imperial, e seus costumes. A caça aceita é representada pelas linhas inferiores, que se oferecem voluntariamente. O seis ao alto é a caça que, por resistir, não é considerada. A imagem da caça é utilizada aqui como o fora também no hexagrama precedente. A diferença é que lá a caça é perseguida, enquanto aqui é deixada em liberdade. A diferença é que lá a caça é perseguida, enquanto aqui é deixada em liberdade. O trigrama inferior do hexagrama precedente é Chên, cujo movimento é ascendente. Aqui o trigrama nuclear superior é Kên, a imobilidade. Portanto, o movimento que parte do nove na quinta posição dirige-se apenas para baixo e não para o alto.

linha móvel na osicaoextenso[6] posição 
 Seis na sexta posição:
a) Ele não encontra uma cabeça para manter-se unido.
Infortúnio.
b) "Ele não encontra uma cabeça para manter-se unido",
por isso também não encontra uma conclusão correta.

Essa linha situa-se acima da linha Yang governante. Enquanto as linhas maleáveis inferiores encontram sua liderança nessa linha Yang, a linha superior Yin não tem uma cabeça a qual possa seguir e, portanto, se perde, principalmente por estar no ponto culminante do trigrama K´an, perigo. A expressão "nenhuma cabeça" ocorre também no hexagrama O CRIATIVO. Lá ela possui um significado favorável, pois o hexagrama não tem senão linhas fortes e assim essa expressão lá indica humildade. Aqui ela é desfavorável, pois se trata de uma linha maleável. Um elemento maleável "sem cabeça" é nefasto, por não ter estabilidade.

nota do autor | julgamento | imagem | linhas móveis

jogar outra vez
mande por e-mail

leia também comentário do livro primeiro sobre este hexagrama

Prefácio de C.G. Jung | Prefácio à Edição Bra sileira | Prefácio à Primeira Edição | Introdução
Livro Primeiro: O Texto | Livro Segundo: O Material | Livro Terceiro: Os Comentários
Ajuda | Tabela dos hexagramas | Jogar o I Ching | Página Inicial